JUSTIFICATIVA:


Capelania é o nome dado aos serviços religiosos/pastorais prestados por sacerdotes, diáconos, religiosos, pastores, outros agentes/ministros, leigos, especialmente envolvidos com a área da saúde, em hospitais (instituições Psiquiátricas, Asilos, Sanatórios). Por extensão, também se entende uma presença religiosa/pastoral junto aos doentes em seus domicílios. 

Na sua genericidade “Capelania” também se refere aos mesmos serviços prestados em outros ambientes de internamento, tais como cadeias, penitenciarias, instituições militares, casas de reeducação de menores, abrigos de idosos, etc.

É possível que tal termo tenha se originado no Exército Francês em 1976. E a origem do nome pode estar ligado À Capa (Capelo, capelania) que (S.) Marinho de Tours, num dia de chuva e frio, teria repartido com um andarilho. Esta capa, mais tarde, passou a ser venerada na Igreja da cidade, como relíquia.

Capelania (na área da saúde) é um ministério religioso/pastoral/espiritual (prioritariamente) cristão (católico e/ou evangélico), solidário, humanitário, fraterno, voluntário, que pode ser confessional e/ou interconfessional (outras Igrejas e Religiões).

Tal ministério, exercido em Instituições hospitalares e em domicílios, em prol dos enfermos e idosos e todas as pessoas com eles relacionados (também profissionais da saúde), confortando-os e ajudando-os a lidar com a enfermidade, a aceitar o tratamento indicado e, preparando-os até mesmo, para a morte, no caso de doentes terminais.